Nesta quarta-feira (10/09), o Comitê de Responsabilidade Social da CPTM realizará mais uma ação do Linha da Moda Pet. Cerca de 200 itens, entre roupinhas e acessórios confeccionados a partir de uniformes reaproveitados, beneficiam duas ONGs de Mogi das Cruzes, que desenvolvem trabalhos de acolhimento de animais abandonados e em tratamento.
O projeto amplia as doações para atender o maior número de amiguinhos na região do Alto Tietê. Em agosto, na Estação José Bonifácio (Linha 11Coral), durante ações de castração gratuita, foram doadas mais de 200 peças confeccionadas pelo Linha da Moda Pet, garantindo mais conforto e proteção após os procedimentos. No dia 4 de setembro, foram entregues para a ONG PETGATÔ, localizada na Vila Jundiaí, mais kits de roupas para a proteção dos 98 gatos e 15 cães acolhidos pela instituição.
Na próxima quarta-feira (10), às 10h, será a vez da ONG FERA (Frente pela Educação e Responsabilidade Animal) ganhar as peças destinadas aos 150 animais, entre cães e gatos, em atendimento pela entidade.
Inspirado no sucesso do Linha da Moda, criado em 2023, o projeto pet reforça o compromisso da CPTM em unir sustentabilidade, responsabilidade social e cuidado com a comunidade. Desde sua criação, o Linha da Moda já transformou 180 peças de uniformes em roupas, bolsas e acessórios, reaproveitando 82,5 kg de tecidos e gerando impactos ambientais significativos: redução de 165 kg de emissões de CO₂, economia de 16,5 m³ de água, não destinação de 0,62 m³ de resíduos a aterros e preservação de 12.375 kWh de energia.
“Os projetos Linha da Moda e Linha da Moda Pet representam bem o compromisso da CPTM em unir sustentabilidade, responsabilidade social e cuidado com a comunidade. Ao reaproveitar uniformes que antes seriam descartados, conseguimos não só reduzir impactos ambientais, mas também gerar emprego e renda em comunidades próximas”, afirma Natalia Prado, responsável pelo Comitê de Responsabilidade Social da CPTM.
“Com a versão Pet, ampliamos esse impacto, levando conforto e carinho para cães e gatos de famílias que não têm condições de oferecer esse cuidado. São iniciativas que mostram como pequenas transformações podem gerar grandes resultados para a sociedade e para o meio ambiente”, ressalta Natalia.
Perfil das ONGs
PETGATÔ – A entidade realiza há 10 anos trabalho voluntário de proteção de gatos e cães com mutirões de castrações e feiras de adoção, para transformação das vidas desses animais.
ONG FERA (Frente pela Educação e Responsabilidade Animal) – Entidade de ativismo e defesa animal foi fundada em 2014, com objetivo de promover o bem-estar dos animais e defender seus direitos, conscientizando a população das responsabilidades e obrigações, promovendo ações educativas e orientativas sobre o respeito e o tratamento digno aos pets. A ONG tem prestado assistência a milhares de animais, com auxílio veterinário (consultas, exames, internações e até cirurgias complexas), tendo encaminhado mais de 3000 cães e gatos para lares. Hoje, abriga cerca de 150 animais, entre cães e gatos, que aguardam por adoção.
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,5 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em 1.868 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.
Serviço
ONG FERA – Frente pela Educação e Responsabilidade Animal
Data: quarta-feira (10)
Horário: 10h
Endereço: Rua Wilson Alvarenga Abreu, 255 – Vila Cidinha – Mogi das Cruzes