Páginas

Assista nossos programas:

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Butantan faz alerta para acidentes com animais peçonhentos no calor

Ocorrências crescem 80% no período e podem ser evitadas com alguns cuidados básicos



O Instituto Butantan, órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde, faz um alerta para os cuidados que devem ser tomados para evitar acidentes com animais peçonhentos, principalmente com a proximidade do verão e a elevação das temperaturas. O número de casos aumenta cerca de 80% de novembro a março, os meses mais quentes do ano.
É muito importante que as pessoas saibam como proceder em caso de acidentes com esses animais. Diferentemente do que se costuma ouvir, não se deve amarrar o local do ferimento, já que essa ação pode produzir necrose e não evita a disseminação do veneno. Em caso de acidentes com cobras, por exemplo, deve-se lavar o local afetado somente com água e sabão e não passar nenhum outro produto ou medicação.
Quanto à ferroada de escorpião, a primeira medida que deve ser adotada é colocar compressas de água morna sobre a ferida. Isso ajudará a aliviar a dor até a chegada ao serviço de saúde mais próximo. Por outro lado, em caso de picadas de aranhas e queimaduras de taturanas é importante não mexer no ferimento e procurar atendimento médico imediatamente.
“É fundamental que as pessoas sigam essas recomendações em casos de acidentes com animais peçonhentos e procurem, o quanto antes, o serviço médico. Isso garantirá o diagnóstico precoce e um tratamento eficaz”, alerta o diretor-médico do hospital Vital Brazil, Carlos Medeiros.
O Instituto Butantan disponibiliza para a população um telefone de orientação em casos de emergência e acidentes com animais peçonhentos. O serviço funciona 24 horas por dia e orienta o cidadão sobre o local mais próximo para atendimento.            (11) 3726-7962      .
Dicas de prevenção também estão disponíveis no site www.butantan.gov.br.

O que fazer em caso de acidentes:

Lavar o ferimento com água e sabão;
Lavar o local da picada apenas com água ou com água e sabão;
Dar bastante água à vítima para manter a hidratação;
Procurar serviço médico o quanto antes;
O que não fazer em caso de acidentes:

Cortar ou furar o local da picada para tentar extrair o veneno;
Fazer torniquetes, ou seja, amarrar o local para evitar a circulação sanguínea;
Em caso de aparecimento de algum animal peçonhento, tentar removê-lo sem ajuda de um profissional qualificado;
Não passar produtos como manteiga, cremes ou outras substancias gordurosas no local do ferimento;